Clikando – Baixa adesão

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Baixa adesão

Nesta última semana entrevistei o secretário municipal de Saúde, José Fonseca Neto, na oportunidade conversamos em relação à situação da Covid-19 na Cidade e durante o bate-papo questionei como anda a vacinação das nossas crianças. O secretário demonstrou sua preocupação com os números registrados até o momento. Segundo Fonseca, temos uma população vacinal na faixa etária de 5 a 11 anos aproximadamente de 5.500 pessoas. Até o momento quase 2.500 já foram vacinadas. Um número abaixo do esperado. Fonseca afirmou que a expectativa era vacinar 500 crianças por dia no Centro de Vacinação instalado no Poliesportivo “Dori Parise”, mas até o momento a média tem sido de 30, 40 crianças. Quórum muito abaixo do esperado. Uma pena.

Ainda sobre a vacinação infantil

Infelizmente vivemos em um mundo cada vez mais complicado. Hoje, temos a nossa disposição os mais variados tipos de vacina. As autoridades sanitárias do nosso país ressaltam que ao menos treze tipos de vacinas são fundamentais para a saúde das nossas crianças. Vamos à lista: BCG – Protege contra formas graves da tuberculose; Hepatite B – Eficaz e segura, seu nível de proteção chega ao nível de 95%; Hepatite A – No calendário básico de vacinação no Brasil desde 2017,é administrada em dose única para crianças entre 15 e 23 meses; Penta / DTP – A proteção nesse caso é contra cinco doenças: hepatite B, coqueluche, tétano, difteria e infecções causadas pela bactéria Haemophilus tipo B; VIP / VOP – Apesar de ter um nome não muito conhecido pelo público em geral, é extremamente importante e protege as crianças contra a poliomielite/paralisia infantil; Pneumocócica 10-valente  – Essa vacina protege as crianças contra dez subtipos da bactéria pneumococo; Rotavírus – Tomada em duas doses protege contra uma grava infecção gastrointestinal que pode levar à morte por desidratação; Meningocócica C – Protege contra a Meningite C, doença que pode causar lesões cerebrais permanentes e surdez; Febre Amarela – Essa vacina é tomada em dose única, aos nove meses de idade; Tríplice Viral – Protege contra caxumba, rubéola e sarampo; Tetra Viral – Disponível na rede privada, oferece proteção contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (varicela); Influenza – Vacina que protege contra a gripe e HPV – O chamado Vírus do Papiloma Humano (HPV) é transmitido sexualmente e está relacionado ao câncer do colo do útero. E depois de todas essas, porque não a vacina contra a Covid-19. Papai e mamãe pensem direitinho, não deixe seu político de estimação determinar a saúde do seu bem mais precioso. Vacine seu filho! Vacina salvam vidas!

Eleições 2022

Estamos a poucos meses da eleição para presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Se você amigo leitor acha que está tudo tranquilo nos bastidores está muito enganado. A cada dia que passa situações vão acontecendo neste importante tabuleiro de xadrez. A duvida até o momento é para qual lado penderá as autoridades da nossa Cidade. Quem será que o prefeito Vanderlei Mársico irá apoiar para Governador? Rodrigo Garcia, candidato indicado de seu partido o PSDB ou Tarcísio Gomes de Freita, atual ministro da infraestrutura e nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Como dizia aquele famoso apresentador “É fogo no parquinho!”

Até a próxima!!!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: